2 min read

Estudo Bíblico: As Companhias que Mantemos

Estudo Bíblico: As Companhias que Mantemos

Por Admin — 11 Nov 2025

Quem anda com os sábios se torna sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. (Provérbios 13:20 BSL)

Em nossas vidas agitadas e muitas vezes caóticas, os relacionamentos que cultivamos podem influenciar significativamente nossas decisões, atitudes e bem-estar geral. A sabedoria encontrada em Provérbios 13:20 serve como um lembrete poderoso de que as companhias que escolhemos manter são cruciais para o nosso crescimento e desenvolvimento.

Andar com os sábios não é apenas sobre proximidade física; é um convite para se envolver com aqueles que possuem conhecimento, discernimento e integridade. Essas pessoas nos desafiam a pensar criticamente, nos inspiram a buscar nossos sonhos e nos encorajam a alinhar nossas ações com nossos valores. Quando nos cercamos de amigos e mentores sábios, é mais provável que adotemos seus hábitos e atitudes positivos, levando, assim, a uma vida mais plena.

Por outro lado, a segunda parte do versículo nos alerta sobre as consequências de escolher as companhias erradas. O "companheiro dos tolos" pode parecer atraente, talvez proporcionando uma sensação de emoção ou prazer momentâneo, mas o caminho que eles nos levam está cheio de perigos. Relacionar-se com quem não tem sabedoria pode levar a más escolhas, oportunidades desperdiçadas e até à destruição do nosso caráter. Esse contraste serve tanto como um alerta quanto como um chamado à ação: escolha suas companhias com sabedoria.

Na vida moderna, a influência das redes sociais ampliou nosso círculo de conhecidos muito além do nosso entorno físico imediato. É essencial avaliar os relacionamentos virtuais que cultivamos com o mesmo cuidado daqueles que mantemos pessoalmente. Quem seguimos? De quem permitimos que as vozes moldem nossas opiniões e crenças? Estamos consumindo conteúdos que nos edificam e incentivam o crescimento, ou estamos sendo arrastados pela negatividade e tolice?

Hoje, tire um momento para refletir sobre as pessoas em sua vida. Quem te inspira? Quem te desafia a crescer em sabedoria? Busque relacionamentos que promovam crescimento e positividade. Talvez seja hora de se afastar de influências que te afastam dos seus valores e objetivos.

Ao fazer essas escolhas, lembre-se dos princípios apresentados em Provérbios. Andar com os sábios é uma jornada que exige intencionalidade e discernimento. Cerque-se daqueles que te aproximam do seu propósito, e você verá que a sabedoria se torna um fruto natural dos seus relacionamentos.

Que possamos ser buscadores de sabedoria e também fontes de sabedoria para os outros. Fazendo isso, não apenas enriquecemos nossas vidas, mas também contribuímos positivamente para a vida daqueles ao nosso redor. Hoje, escolha suas companhias com sabedoria e veja como sua vida se transforma de maneiras extraordinárias.