2 min read

Estudo Bíblico: Fale Vida, Não Morte

Estudo Bíblico: Fale Vida, Não Morte

Por Admin — 22 Set 2025

Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas apenas a que for boa para edificação, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29 BSL)

Em um mundo onde as palavras muitas vezes são usadas como armas, o chamado para guardar nossa fala é vital e transformador. Paulo, em sua carta aos Efésios, nos desafia a considerar o poder das nossas palavras. Todos os dias, temos inúmeras oportunidades para falar, comunicar e interagir com os outros. A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Como estamos usando esse poder?

A palavra corrompida pode assumir muitas formas. Pode ser fofoca que destrói o caráter de alguém, palavras cruéis que desencorajam, ou até mesmo um tom de desprezo que diminui o outro. Essas palavras podem parecer inofensivas no momento, mas podem deixar feridas profundas e criar uma cultura de negatividade ao nosso redor. Reconhecer o impacto da nossa fala é crucial. Assim como uma pequena faísca pode incendiar uma floresta, algumas palavras descuidadas podem resultar em dor, divisão e amargura.

Pelo contrário, Paulo nos incentiva a falar palavras que edificam, e não que destroem. Isso significa escolher deliberadamente compartilhar encorajamento, apoio e bondade. Imagine a diferença que faria se buscássemos intencionalmente levantar aqueles ao nosso redor. Um simples elogio, uma palavra de afirmação ou uma expressão genuína de gratidão pode mudar o dia de alguém, ou até mesmo sua vida. Nossas palavras podem ser vasos de graça, trazendo força e esperança em momentos de desespero.

Em nossas vidas modernas, frequentemente encontramos negatividade, seja no trabalho, nas redes sociais ou até mesmo em nossos círculos de amigos e família. É fácil ser levado por conversas que não edificam. No entanto, temos o poder de quebrar esse ciclo. Em vez de participar de fofocas, podemos direcionar as conversas para a positividade. Quando ouvimos alguém falar negativamente sobre si mesmo, podemos lembrá-lo de seu valor. Quando vemos alguém lutando, nossas palavras podem ser fonte de conforto e encorajamento.

A Bíblia nos lembra que nossas palavras refletem a condição do nosso coração. À medida que nos aproximamos de Deus e permitimos que Sua verdade nos preencha, nossa fala naturalmente se alinhará com o coração dEle. Devemos nos perguntar diariamente: O que está saindo da minha boca? Minhas palavras são temperadas com graça ou estão contaminadas com corrupção?

Ao passar pelo seu dia hoje, esteja atento à sua fala. Desafie-se a falar vida em toda situação. Que suas palavras sejam fonte de esperança e encorajamento. Lembre-se de que toda vez que você abre a boca, tem a oportunidade de edificar ou destruir. Escolha com sabedoria, e que sua fala reflita o amor e a graça que Deus mostrou a você.

Comprometamo-nos a ser vasos de luz e vida, usando nossas palavras para inspirar e levantar. Afinal, em um mundo que muitas vezes se inclina para a negatividade, sua voz pode ser aquela que traz esperança e cura.